Quão bem-sucedido você é ao lidar com conflitos de uma forma assertiva? Uma das habilidades mais importantes de uma liderança eficaz é a capacidade de resolver os antagonismos que surgem dentro da equipe.
Quando os conflitos são administrados de maneira adequada, as divergências de opinião e os modos diferentes de pensar podem se tornar um estímulo à criatividade, à inovação e à mudança focada nos resultados organizacionais. Porém, ao sair de controle, a tendência é o conflito se intensificar até transformar-se em uma força destrutiva. E nesses casos, o prejuízo é instaurado, trazendo consequências negativas para toda a empresa.
Muitos líderes não enxergam a relação direta entre conflitos mal gerenciados e queda na produtividade, como apontam diversos estudos. Uma pesquisa realizada pela ASTD Workforce Development em parceria com a VitalSmarts mostrou que, um em cada três funcionários admite que sua companhia perde pelo menos 5 horas de trabalho semanais em conflitos entre gerações, o que representa cerca de 12% em perda de produtividade.
Além de ocasionar queda de produtividade, os conflitos estão entre as principais causas geradoras de estresse no ambiente corporativo, o que acaba incidindo no baixo desempenho profissional, entre outros problemas mais graves. Sendo assim, o que fazer para adquirir as competências necessárias para lidar com desacordos na equipe?
Um processo chamado Executive Coaching, que envolve técnicas e ferramentas voltadas ao desenvolvimento pessoal e profissional de lideranças, executivos e times, contribui para que líderes adotem estratégias apropriadas a cada caso, direcionando a situação de forma a prevenir conflitos futuros. Tendo em vista esse cenário, veja agora algumas dicas exclusivas de como atuar com eficácia na resolução de conflitos em sua equipe:
Priorize o bom relacionamento: a cortesia e a boa educação devem ser mantidas sempre – principalmente nos momentos de estresse. Essa é a melhor forma de agirmos de modo construtivo quando estamos sob pressão.
Separe as pessoas dos problemas: discutir pontos de vista diferentes sem desvalorizar as pessoas que os mantêm e confrontar ideias, e não personalidades, é atitude essencial para superar dificuldades sem destruir relacionamentos.
Preste atenção nas intenções positivas: é importante ouvir com cuidado e sem preconceitos o que o outro membro do time está dizendo. Mesmo que não concordemos com seu ponto de vista, devemos adotar uma atitude de boa vontade e reconhecer que a pessoa está tentando contribuir para melhorar a situação.
Ouça, entenda e só depois fale: é a melhor forma de evitar conflitos causados pela má comunicação. Para isso, é necessário desenvolver as habilidades de um bom ouvinte e respeitar o direito de expressão dos demais.
Estabeleça os fatos: é preciso ater-se aos fatos para não entrar numa guerra de opiniões. Mostre aos membros do time a importância disso, e peça que eles se atenham aos fatos.
Explore opções em conjunto: os membros do time – e você, como líder – devem admitir que existem outras opções além daquelas que vocês imaginaram. Somem forças em vez de dividir. Confiram o que cada um pode acrescentar ao debate.
Flora Victoria escreve mensalmente para o Site Abilio Diniz. É fundadora e vice-presidente daSociedade Brasileira de Coaching, empresa líder de mercado na formação de coaches profissionais, e presidente da SBCoaching Empresas, organização que oferece ao mundo corporativo soluções de alta performance.