PESQUISA - Brasileiros usam tecnologia para reduzir tempo perdido no dia a dia

Três em cada dez brasileiros já aceitam a ideia de pagar conta pelo celular. Brasil é o país mais abertos às facilidades da tecnologia.

Pesquisa feita em 15 países pela PayPal mosta que o Brasil é o país mais aberto às facilidades da tecnologia. Três em cada dez brasileiros já aceitam bem a ideia de pagar as conta pelo celular, por exemplo.

O levantamento mostra que os brasileiros querem mais tempo para as atividades de lazer. Já os japoneses, querem tempo para eles próprios e os americanos para ficar com a família. A pesquisa mostra que os brasileiros gastam, em média, 94 minutos todos os dias sem necessidade. É tempo perdido no trânsito e em filas, por exemplo. Por isso, 74% dos entrevistados sonham com um mundo em que a tecnologia acabe com a demora na hora de pagar as contas.

O comércio pela internet já conquistou 78% dos consumidores no mundo. “O Brasil nessa pesquisa é o país que mais está aberto a usar a tecnologia. Trinta por cento querem pagar com o seu celular, comparado com só 13% ou dos japoneses e americanos”, afirma Mário Mello, coordenador da pesquisa.

A publicitária Cláudia Fernandes é uma delas. Ela já compra um café antes de chegar a lanchonete, usando um aplicativo para fazer o pedido e pagar a conta, sem precisar pegar a carteira, nem perder tempo. “A conta do pagamento eletrônico está diretamente ligada no meu cartão de crédito. Então, é rápido, você não fica na fila, e isso é uma coisa importante", conta.

Por outro lado, a tecnologia ainda assusta: 70% dos brasileiros têm medo de ser vítima de uma fraude e 43% acham que podem comprar itens de baixa qualidade na rede. "O Brasil é o país mais preocupado com segurança, fica atrás apenas de Singapura", diz Mário.

Confira outros dados da pesquisa:

- Estudo foi feito em 15 países: Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China, Cingapura, Espanha, Estados Unidos, França, Israel, Itália, Japão, Reino Unido, Rússia e Turquia.

- Uma em cada cinco pessoas quer uma forma mais fácil de pagar por meio de um dispositivo móvel;

- Brasil lidera a lista dos países que estão abertos a usar o celular para fazer pagamentos (30%), seguido da China (27%) e de Singapura (26%). Nessa lista, os Estados Unidos aparecem em último, com apenas 6%. A média global é de 20%.

- Israel é o país que mais rejeita esse tipo de pagamento (60%), seguido de Japão (57%) e Alemanha (53%).

Fonte: Carla Modena - Jornal Hoje SP

ÚLTIMAS NOTÍCIAS