Como fazer Marketing de Conteúdo?

Decisões de compra em geral passam por uma série de processos, conscientes e subconscientes, que podemos influenciar positivamente. Ao estimular um ganho de confiança gradual, podemos criar e fortalecer o vínculo dos clientes com a marca. Este processo pode ser organizado da seguinte forma:
  • Fazer saber da sua existência
  • Ser interessante
  • Ganhar a confiança
  • Gerar envolvimento
  • Mostrar-se diferente
  • Fornecer um espaço de conexão com os clientes
  • Exibir e fortalecer o vínculo através de valores
Fazer saber da sua existência
A primeira etapa de uma estratégia de marketing de conteúdo é alcançar o público-alvo. Descobrir quem são, do que gostam, o que valorizam e principalmente onde estão. Ao iniciar a estratégia, é preciso se colocar nestes canais de forma planejada, sem mensagens de vendas, atraindo atenção gradualmente.

Ser interessante
Os canais sociais principalmente são os delicados para se trabalhar. É preciso ser genuíno, autêntico e se mostrar interessante. Se o interesse não for genuíno, o frágil vínculo com o consumidor pode se quebrar ou nem se estabelecer.

Ganhar a confiança
Depois de se estabelecer, é preciso construir a relação através de peças de conteúdo orientadas a informar o cliente e auxiliá-lo no entendimento de soluções, tendências e interesses.

Gerar envolvimento
Esta etapa é a mais crítica, e também a mais importante. A partir do momento em que os clientes se envolvem com a marca, estabelecem um vínculo emocional com ela e participam de suas ações, muitas vezes sem se dar conta deste processo conscientemente. Ao divulgar conteúdos da marca, artigos, estudos, resultados de pesquisas, infográficos, entrevistas, podcasts, vídeo-aulas, webinars ou qualquer outro material de cunho informativo, se envolvem e criam um vínculo de confiança, que quanto mais profundo for, mais difícil se torna de ser quebrado.

Mostrar-se diferente
A diferenciação é outro aspecto fundamental do marketing. Num mundo em que tudo se parece muito igual, ter ou fazer algo diferente é uma vantagem competitiva que deve ser explorada. A percepção dos clientes faz toda diferença quanto aos diferenciais. Há quem atribua diferenciais fundamentais entre marcas de fast food que entregam produtos essencialmente idênticos. O posicionamento percebido pelo cliente é o melhor diferencial a ser explorado. Utilizar cases e depoimentos para avalizar a percepção é uma tática que funciona muito bem, tanto em mercados B2B quanto B2C.

Fornecer um espaço de conexão com os clientes
A Starbucks e a Dell se utilizaram de ferramentas de votação em massa nos projetos “Dell Ideastorm” e “My Starbucks”. Ambos utilizaram a mesma plataforma, que permitia que os clientes criassem tópicos, formassem comunidades e sugerissem melhorias em todos os aspectos de seus produtos e serviços. Os resultados foram surpreendentes. Ao permitir que as pessoas falem, se manifestem e se sintam parte da marca, a conexão se torna ainda mais profunda.

O Google explora este aspecto utilizando seus Fóruns, nos quais clientes do mundo inteiro interagem e dão suporte a outros clientes, economizando milhões de dólares em suporte ao Google e criando comunidades de verdadeiros adoradores da marca.

Fan Pages no Facebook são um recurso essencial para explorar esta conexão, já que os consumidores possuem contas no site e o utilizam massivamente, contruindo seus perfis sociais a partir de suas postagens. Se a marca tem diferenciais que o cliente admira, certamente se tornará um fã e eventualmente ajudará a explorar o espaço de conexão com a marca.

Exibir e fortalecer o vínculo através de valores
Esta última etapa extrapola todos os outros aspectos quando se trata de vínculo emocional. Especialmente no Brasil, existe a percepção de que as empresas existem para gerar empregos e realizar ações sociais. Por isso, ações de Responsabilidade Social são em geral bem percebidas pelos clientes e se tornam “causas” às quais os consumidores se alinham, divulgam e eventualmente participam.

Demonstrar publicamente os valores da empresa significa em muitos casos abraçar causas sociais – que podem ou não ter ligação com a marca – e envolver os clientes na causa, fazendo-o se sentir parte de algo positivo, que só se torna possível com a intervenção da empresa. Ao utilizar os canais de conexão com a marca para promover causas sociais, as empresas fortalecem ainda mais seu vínculo emocional com os clientes, promovendo conteúdo que vai além de seus interesses comerciais e se destina a melhorar a sociedade.

Colocando Marketing de Conteúdo em prática
Com os inúmeros recursos que a internet possibilita hoje, o maior investimento em marketing de conteúdo não é em tecnologia, mas justamente no planejamento e na produção de um conteúdo de alta qualidade, profundamente ligado com a missão da empresa e estruturado de forma a criar adoradores da marca, ao invés de meros compradores de produtos e serviços.

Fonte: Web Estratégica.

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