Conseguir vender nos dias de hoje é um grande desafio, mas você sabia que existe um roteiro que auxilia as empresas na hora de conquistar o cliente? Neste texto, vamos falar sobre o ciclo de vendas e qual é a melhor estratégia para encurtar o processo!
Transformar o processo de venda em uma ação mais previsível é uma ótima estratégia para acelerar o percurso do consumidor até a compra. Com a otimização, a marca consegue ganhar mais espaço no mercado e conquistar novos clientes.
Se interessou? Então continue a sua leitura para começar a melhorar os seus resultados!
O que é um ciclo de vendas?
Esse ciclo é dividido por diversas fases que completam as estratégias necessárias para que uma empresa consiga vender um produto ou serviços. O processo começa no primeiro contato do cliente e termina só com a aplicação das ações de pós-venda.
Dessa forma, podemos definir o ciclo de vendas como uma série de etapas e estratégias necessárias que uma empresa precisa percorrer para vender um produto ou serviço para o seu público-alvo. Grande parte desse processo é realizado com o auxílio do inbound marketing.
A importância do ciclo de vendas
Com esse processo definido, a equipe de vendedores ganha mais eficiência e rapidez para lidar com os clientes. Dessa forma, o processo é acelerado, otimizando o tempo desses profissionais e a agilidade da empresa em conquistar mais consumidores.
A partir do ciclo de vendas, os profissionais responsáveis por contatar os clientes vão alcançar um padrão exato para o momento ideal de conversar com o consumidor, podendo também dar atenção a todos os negócios, desde os com duração mais curta até os processos que envolvem longas negociações.
O que significa inbound marketing?
Seguindo o inverso do que encontramos na publicidade tradicional, essa estratégia visa fazer com que o cliente passe a se interessar por uma marca usando conteúdos relevantes, em vez de incentivar a empresa a correr atrás do consumidor.
O inbound marketing troca os anúncios invasivos por todas as partes, tradicionais e digitais, por materiais que estejam relacionados aos assuntos de interesse ou necessidade do público-alvo. Dessa forma, o consumidor pode se identificar com o conteúdo publicado pela marca e passa a considerar essa instituição como uma autoridade no seu mercado de atuação, destacando-se perante a concorrência que não oferece nenhuma informação e invade seu espaço sem permissão.
Por meio dessa estratégia de SEO com inbound, a empresa não apenas vende um produto ou serviço: ela oferece todo o auxílio necessário para que o lead percorra o ciclo de vendas até a sua fidelização, depois de uma experiência de compra positiva.
Quais são as vantagens do inbound marketing para o ciclo de vendas?
Ao utilizar essa estratégia para auxiliar o percurso do cliente durante o processo de compra, uma empresa consegue acelerar esse trajeto e obtém diversos benefícios. Pensando nisso, listamos a seguir quais são os principais benefícios dessa ação:
Aceleração dos leads no funil de vendas
Existem três etapas que definem o funil de vendas, e um cliente precisa passar por todas elas para que se transforme em um consumidor fidelizado na empresa. Com o auxílio do inbound marketing, esse ciclo pode ser realizado mais rapidamente, gerando mais vendas em um tempo mais curto.
Os três estágios do funil são:
Topo do funil: também conhecido como etapa da consciência, quando o usuário percebe o seu desejo ou necessidade por determinado produto ou serviço. O ideal é que nesse estágio a empresa forneça conteúdos que auxiliem essa pessoa a identificar e compreender esse problema.
Meio do funil: nesse estágio a marca já está lidando com os leads, que identificaram um problema na primeira etapa e agora busca informações mais detalhadas sobre como solucionar essa questão.
Fundo do funil: nesse momento, a decisão da compra é realizada, uma vez que o contato está sendo realizado com leads qualificados e educados durante os estágios do funil. Agora é a hora de dar aquele empurrão com os vendedores e mostrar que a sua marca tem o que esse cliente está buscando e é a mais preparada para oferecer isso.
Quando o processo pelo funil de vendas é completo de maneira eficiente, respeitando todas as etapas e com conteúdos relevantes para o público-alvo, esse percurso acontece em uma velocidade mais rápida. Sendo assim, a compra, que poderia demorar até um mês para ser definida pelo consumidor, pode acontecer em uma ou duas semanas.
Contudo, é importante relembrar que, mesmo sendo possível acelerar esse processo e encurtar o ciclo de vendas, as empresas precisam respeitar o tempo do consumidor. Dessa forma, os materiais produzidos devem ser preparados, mas não se deve incitar a venda direta antes de o usuário alcançar o fundo do funil.
Maior fidelização dos clientes
Quando um consumidor passa a confiar em uma empresa, acreditando em suas afirmações, essa marca se torna uma autoridade perante a concorrência. Além disso, quando essa mesma instituição entrega um produto ou serviço de qualidade, as chances desse comprador voltar a negociar são ainda maiores.
Portanto, preparar o cliente para que ele descubra um desejo ou necessidade, explicar quais motivos o levaram a notar essa importância em adquirir o seu produto ou serviço e entregar exatamente o que esse consumidor está buscando é o caminho ideal para o sucesso.
Redução de custos
Embora o ciclo de vendas em conjunto com o inbound marketing pareça ser uma estratégia que demanda altos investimentos, o processo é mais acessível do que se a empresa investisse em publicidade tradicional, por exemplo.
O grande fator que proporciona às empresas a oportunidade de reduzir custos e conquistar bons resultados é a aquisição de clientes a partir da entrega de conteúdos relevantes. Dessa forma, quem passa a procurar a marca é o próprio consumidor, e não ao contrário.
Agora que você já sabe que existem possibilidades de encurtar o ciclo de vendas, que tal colocá-las em prática e começar a notar os resultados? Não se esqueça de produzir os conteúdos da sua marca com qualidade, informações importantes e dicas atraentes para os consumidores!
Postado por Humberto Ferreira, jornalista e editor deste Blog, com base no texto do Blog de Marcelo Rama.