O significado das cores para logomarcas e como escolhê-las

Não é por acaso que o significado das cores para logomarcas é tão importantes para um logotipo, afinal, elas despertam reações psicológicas e até mesmo fisiológicas nas pessoas.

Assim, é preciso ter um cuidado especial e pensar várias vezes no significado das cores para logomarcas antes de associar seu produto ou serviço à determinadas cores, pois elas podem despertar uma ideia errada do produto. Se você for dono de uma lanchonete, por exemplo, é interessante optar pelo vermelho, pois a cor estimula o apetite.

A professora de linguagem visual da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Paula Csillag, comenta o uso de cores para logomarcas: “Conheça as associações e usos mais comuns para cada cor, mas não dá para se engessar com isso. Caso contrário, todo mundo fica igual”. Por isso, é bom fugir da mesmice e buscar experimentar, com muito cuidado, novas combinações.

É bom lembrar também que a preferência por determinadas cores varia consideravelmente nos diferentes níveis socioeconômicos do público. “As classes mais baixas, C, D e E, tendem a preferir cores menos elaboradas”, explica Paula. Isso significa que você deve preferir cores de fácil identificação e nomeação, como azul, amarelo, laranja e verde, evitando tons como salmão e lilás, por exemplo.

Como escolher as cores para logomarcas

Em primeiro lugar, fugir dos modismos é uma das atitudes a se tomar na hora de criar um logotipo, e isso também vale para as cores para logotipos. Isso ocorre porque as cores variam de acordo com a moda, que tem regras que mudam muito rápido, antes mesmo da passagem de um ano para outro.

Depois de escolher a combinação de cores para logomarca, você também deve fazer um teste do seu logo em preto e branco, para ver se também sairão legíveis em cópias e fax. É recomendado também que você experimente seu logo nas superfícies em que deseja imprimi-lo, como cartões de visita ou camisetas, para ter a noção exata do tom que escolheu.

Saiba também que quanto mais cores você utilizar, maiores serão as despesas com impressão. Por isso, se você deseja economizar, utilizar até três cores para logotipos é o ideal.

Outra dica interessante é utilizar em seu website ou correspondência eletrônica as cores websafe, que não costumam se alterar de computador para computador.

Fonte: WeDoLogos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS