Com o lançamento do processador Snapdragon 810, o mobile estará cada vez mais presente na rotina dos usuários
O processador de um smartphone ou tablet é o que sustenta toda a experiência mobile. Cada app, notificação ou pixel é controlado pela CPU (apesar de alguns gráficos serem controlados por uma GPU separada). Atualmente o melhor chip disponível no mercado é o Snapdragon 805, que permite se conectar à realidade virtual no Samsung Gear VR. O Snapdragon 810 poderá proporcionar um desempenho ainda melhor em smartphones. Confira cinco novidades que essa tecnologia vai proporcionar em 2015:
1. Vídeo Juggle 4K
Smartphones, como LG G3, já possuem displays Quad HD (2,560 x 1,440), mas os novos dispositivos serão capazes de realizar transmissões sem fio de vídeos 4K (4,096 x 2,160) para TV com apenas alguns cliques. Para isso, será necessária uma televisão capaz de recebê-lo, mas elas também já estão sendo desenvolvidas. Qualcomm acredita que a própria audiência vai criar esses vídeos, visto que muitos celulares já são capazes de gravar filmes do tipo e a empresa estima que 500 milhões de dispositivos terão a tecnologia até 2018.
2. Simular um zoom óptico
A Core Photonics criou duas câmeras para smartphones: uma que possui maior ângulo, e outra com lente fixa que amplia a imagem em até 3 vezes. Utilizando o poder computacional do Qualcomm chip é possível combinar as duas imagens para criar uma foto melhor do que uma DSLR seria capaz de capturar, segundo a fabricante.
3. Gravar áudio direcional
Um grande problema em gravar vídeos com o celular é a qualidade do áudio. Com o Snapdragon 810, os dispositivos poderão processar o áudio capturando apenas direções específicas. Por exemplo, caso o usuário queira gravar apenas o áudio da pessoa que está sendo filmada, basta dizer à câmera para capturar a voz da pessoa e nada mais.
4. Servir como PC
Os dispositivos com a nova tecnologia poderão funcionar como PCs, conectando o smartphone ou tablet a um monitor e teclado via wireless. Um tablet com Qualcomm poderão ser utilizados no trabalho e conectados através da próxima geração de Wi-Fi, chamada 802.11ad (WiGig). O Snapdragon 810 será o primeiro chip Qualcomm a suportar a nova tecnologia de conexão, com velocidade 5 vezes maior do que a atual.
5. Jogar como um console
Por fim, um smartphone ou tablet com processador Snapdragon 810 poderá substituir consoles. O Android ainda apresenta problemas como plataforma de jogos. O hardware do próximo ano poderá conectar um monitor externo sem fio com facilidade para os usuários jogarem em telas grandes.
Por enquanto, essas novidades são apenas especulações. Caberá aos fabricantes implementá-las ou não.
Fonte: Proxxima com informações do Mashable