Conhece a geração Z?

Jovens com até 20 anos têm ideias novas sobre trabalho

A geração Z, nome dado aos jovens com idades entre 16 a 20 anos, chega ao mercado de trabalho trazendo novas ideias e uma nova maneira de lidar com suas funções. De acordo com um estudo global feito pela empresa de consultoria Millennial Branding e pela recrutadora Randstad US - publicado no portal Business Insider - os jovens desta geração são mais empreendedores, menos focados no dinheiro e mais predispostos a trabalharem de casa, quando comparados à geração anterior, conhecida como Y. 

De acordo com a publicação, a partir da pesquisa foi possível chegar a cinco pontos relevantes que todo gestor e/ou empregador deve saber para trabalhar em harmonia com este grupo mais jovem de colaboradores:

Eles anseiam por honestidade: a maioria dos jovens entrevistados pelo estudo acredita que honestidade é a qualidade mais importante de um líder. Este grupo procura gestores que demonstram integridade forte, proporcionando uma visão clara da organização. 

Eles são mais empreendedores: a geração Z demonstra mais seu espírito empreendedor do que seus antecessores, mas isso não significa necessariamente que todos querem iniciar seus próprios negócios. Em vez disso, estes jovens se concentram na obtenção de resultados e querem ver o fim de cada tarefa. Além disso, esta geração está disposta a trabalhar mais do que as anteriores, mas seus empregadores precisam reconhecer para mostrar que suas contribuições importam. 

Eles querem trabalhar home-office: a geração Z não quer limitar-se a uma semana típica de trabalho na empresa. Eles cresceram imersos em tecnologia e, por isso, não querem ficar em um lugar específico todos os dias. A maioria prefere trabalhar alguns dias em casa, pois acredita que isso colaborará para o melhor desempenho.

Eles querem conversar cara-a-cara: apesar da fluência natural da geração Z com a tecnologia, eles estão mais interessados na comunicação face-a-face do que os jovens da geração Y. Em vez de depender de mensagens instantâneas e mídias sociais para a comunicação, esta geração quer falar pessoalmente. Isto pode significar que as empresas deverão se adaptar a uma mudança para formas mais antigas de comunicação. 

Eles sabem o que querem: de acordo com Dan Schawbel, fundador da Millenial Branding, há uma tendência dos jovens decidirem o seu caminho mais cedo. No estudo, foi verificado que 50% dos estudantes do ensino médio já estão fazendo estágios e aproveitando as oportunidades de voluntariado em áreas de interesse. Isto mostra que a geração Z espera mudar menos de trabalho, o que significa que eles pretendem ficar na empresa por um período significativo de tempo.

Fonte: Business Insider

ÚLTIMAS NOTÍCIAS