O Processo de Criação de Startups

A criação de uma nova empresa (startup) é um processo complexo que exige muitas etapas, cada uma com grandes desafios, mas vamos apresentar abaixo as principais que precisam ser bem trabalhadas para que a startup tenha uma chance de sucesso:

1. Identificação da Oportunidade: esta é a primeira etapa que deve preceder todas as outras. Deve-se identificar qual a necessidade do mercado-alvo que não está sendo bem atendida ou o chamado “problema” mal resolvido pelos fornecedores existentes. É muito importante pesquisar bastante antes de prosseguir para a fase seguinte, sob risco de se construir uma startup sem uma base sólida.

2. Concepção: nesta etapa deverá ser idealizada a solução para a necessidade/problema identificado na oportunidade anterior, observando que a mesma precisa ter um grande diferencial competitivo com relação as existentes, a inovação, bem como gerar potenciais barreiras de entrada para concorrentes atuais ou futuros, caso contrário, dificilmente conseguirá se desenvolver e manter sua posição diferenciada.

3. Prototipação/pré-validação: nesta fase deve-se buscar elaborar um protótipo ou prova de conceito da solução concebida para testar tanto sua viabilidade técnica, quanto econômica e principalmente poder começar a validar perante aos potenciais clientes seu interesse pela mesma.

4. Planejamento: uma vez pré-validada a possibilidade de criação do negócio, deve-se fazer um planejamento mínimo, definindo os próximos passos, quais recursos (humanos e financeiros) serão necessários e as principais premissas de geração de receitas, o modelo de negócio.

5. Estruturação: com o planejamento, pode-se começar a estruturar a startup, incluindo se necessário a captação de investimento, contratação dos primeiros funcionários, registros legais, etc.

6. Validação: finalmente chega-se a fase mais importante de qualquer startup, a prova que seu produto ou serviço tem demanda, através do lançamento para o mercado e a validação que os clientes comprem/contratem seus produtos/serviços.

7. Continuidade ou morte: com os resultados da fase anterior pode-se decidir se a mesma tem o potencial de crescimento necessário ou não, decretando sua continuidade ou encerramento das atividades. Como dizem, se for falhar, falhe rápido, mas aprenda por que não teve sucesso para na próxima não cometer os mesmos erros.

Como pode observar, todas estas etapas exigem muita dedicação e conhecimento, por isto é muito comum startups contarem com apoio de mentores, conselheiros e advisors, pois estes poderão compartilhar sua experiência e know-how com o empreendedor, além de darem a chamada visão “fora da caixa”, para que o empreendedor não se perca nas suas próprias ideias.

Fonte: Info Abril

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