Pesquisa revela crescimento feminino no Empreendedorismo
O panorama do empreendedorismo no Brasil já foi objeto de muitos estudos. Um deles, publicado recentemente, revelou um dado interessante: as mulheres estão comandando a abertura de novos negócios no país. De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor
(GEM), 52% dos novos empreendedores – aqueles com menos de três anos e meio de atividade – são mulheres. Segundo o levantamento, esse fato é um indicativo da maior inserção do gênero feminino no mercado de trabalho. Das cinco regiões brasileiras, apenas no Nordeste elas ainda não ultrapassaram os homens, mas estão quase lá, com aproximadamente 49% de participação entre os novos empresários.
Patrocinada pelo Sebrae e realizada pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a pesquisa entrevistou 10 mil pessoas de 18 a 64 anos, de todas as regiões, e 85 especialistas em empreendedorismo. A GEM aponta ainda que 66% das mulheres iniciam uma empresa após identificar uma oportunidade de mercado. Ou seja, elas estão deixando de empreender apenas para complementar a renda da família ou por consequência de um passatempo. Elas estão sendo movidas pela oportunidade e não pela falta de alternativas.
A pesquisa associa parte desse resultado à força do mercado interno brasileiro, fortalecido pela expansão da classe média. Entretanto, o fator determinante para o aumento do número de mulheres que empreendem é a flexibilidade para administrar o próprio tempo.
A pesquisa GEM, uma iniciativa da London Business School e Babson College
, é feita em 68 países, cobrindo 75% da população global e 89% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial.
Renata Pessoa - Site Abilio Diniz