Criada há apenas três anos com um capital de R$ 45 mil, a BRWS Sustainable Ideas, que projeta sistemas de tratamento de água e efluentes para empresas, faturou R$ 10 milhões no ano passado. O crescimento foi meteórico, mas nada fácil. A empresa passou os primeiros cinco meses sem um único cliente.
"Estávamos preparados para apenas três meses sem receitas. Quando o quarto mês iniciou e os recursos financeiros ficaram ainda mais escassos, as dificuldades, que já eram grandes, se tornaram assustadoras”, conta Ewerton Garcia, sócio de Diego Mendes e Renato Smaniotto na empreitada.
Eles não desistiram. Além de contarem com o apoio da família e dos amigos para ultrapassar a dura fase, mudaram a abordagem comercial. Em vez de oferecer os seus equipamentos como “produtos”, passaram a ofertá-los como uma “solução completa” para atender às necessidades ambientais e reduzir os custos de tratamento de resíduos dos clientes.
Persistir valeu a pena. O primeiro cliente, uma multinacional do setor químico, ficou tão satisfeita com o resultado, que passou a indicar a BRWS Sustainable Ideas para outras companhias. “Sempre acreditamos no nosso projeto. Recursos financeiros são necessários, mas os recursos humanos e a gestão são a base de qualquer negócio. Isso nós tínhamos e sabíamos que a nossa hora chegaria”, diz Garcia.
“De fato, uma das características mais marcantes e importantes de um empreendedor é a persistência. Persistência significa firmeza em seguir um objetivo, apesar de todos os obstáculos que surgirão. Não conheço nenhum empreendedor que não tenha tido uma boa dose de perseverança para levar o seu projeto adiante”, afirma Cynthia Serva, coordenadora do Centro de Empreendedorismo e Inovação do Insper.
Para ela, empreender significa manter a disciplina, o esforço e a dedicação ao negócio. “Se o empreendedor não acreditar de verdade em seu em seu sonho, ele desiste logo no início”, comenta.
Entretanto, Cynthia alerta que existe uma linha tênue entre o persistente e o insistente. A diferença é como eles tocam o seu empreendimento. O insistente geralmente repete o mesmo modelo que acredita ser correto. Já o persistente fica atento aos sinais que possam indicar que a sua estratégia não está dando os resultados esperados, para tentar um novo caminho, mesmo que isso signifique começar de novo.
Por isso é importante acompanhar a evolução dos negócios através de indicadores e checar a aceitação do projeto no mercado. Também é preciso conhecer a dinâmica do próprio campo de atuação. “Alguns setores têm um retorno financeiro mais rápido do que outros. O importante é que o empreendedor conheça essas diferenças, até mesmo para ter um pouco de segurança emocional e se planejar”, diz.
Garcia, da BRWS Sustainable Ideas, concorda. “Sonhar e ter foco são importantes, mas devem ser somados ao planejamento e à gestão. Isso fez com que traçássemos nossas metas e atingíssemos nossos objetivos com eficiência.”
Nancy Campos