Entidade ajuda a patentear e lançar projetos
Como concretizar o lançamento de um produto criado por um empreendedor? O caminho das pedras é indicado pela Associação Nacional dos Inventores. A entidade apoia os criadores a lançarem suas invenções no meio empresarial.
“Primeiro, registramos o projeto em nome do inventor. Depois de blindarmos o projeto, vamos para o mercado ofertar a invenção para venda ou licenciamento”, explica o presidente da associação, Carlos Mazzei.
Para tirar a ideia do papel, Mazzei recomenda que o empreendedor comece com uma pesquisa no banco de patente, para saber se o seu projeto já existe. O próximo passo é patenteá-lo o mais rapido possível, para não correr o risco de ser copiado.
As etapas seguintes envolvem o desenvolvimento do negócio adequado para o produto, a formatação comercial e a seleção de fabricantes. “Na nossa opinião, depois de formatar o projeto, vale muito mais a pena o inventor licenciar ou até mesmo vender a sua patente para quem já está no mercado, do que tentar viabilizar por si mesmo. Com certeza, ele corre menos risco e ganha mais dinheiro desta forma”, diz o executivo.
A associação recebe 300 projetos por mês, em média. Em 26 anos de atuação, apoiou o lançamento de 700 invenções. Uma delas foi o “spaghetti de piscina”, criado por Adriano Sabino há 15 anos. A entidade oferece um curso online gratuito para o empreendedor que quer aprender a negociar a sua criação. Basta se cadastrar na plataforma http://www.fizdozero.com.br/.
Nancy Campos