Dez anos de Facebook

Rede social é case de empreendedorismo

Um dos maiores cases de sucesso do empreendedorismo completa hoje 10 anos. Em fevereiro de 2004, o Facebook foi criado por Mark Zuckeberg e mais três amigos, num dormitório da Universidade Harvard. Passados apenas três anos, a rede social já era avaliada em US$ 15 bilhões. Hoje vale quase dez vezes mais e é usada também como ferramenta de marketing no meio corporativo.

Após oito anos de sua criação, a empresa dá um de seus maiores passos com a oferta pública inicial de ações (IPO), em maio de 2012. O preço dos papéis no dia do lançamento foi de US$ 38 e chegou a atingir US$ 43,02 na primeira sessão. Precificando seu IPO no topo da faixa estimada, o Facebook tornou-se a primeira empresa dos Estados Unidos a chegar à bolsa com um valor de mercado acima de US$ 100 bilhões. A rede social já atingiu a marca de 1 bilhão de usuários.

A história de Mark e do Facebook tornou-se mais conhecida após o lançamento do filme A Rede Social (2010) e rendeu publicações biográficas e outras como O Jeito Zuckerberg de Fazer Negócios, de Ekaterina Walter. Para ela, boa parte do êxito de Zuckerberg se deve ao fato de ele ter levado muito a sério cinco pontos: paixão, propósito, pessoas, produto e parcerias.

Renata Pessoa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS