Fazer a gestão de dados das principais áreas do negócio (e do desempenho da empresa como um todo) é essencial para o sucesso de qualquer iniciativa empresarial. Sem dados, não há controle. Sem controle, não é possível crescer.
Mas não basta ter todos os dados necessários para a gestão: é preciso apresentá-los para os tomadores de decisão e para todos os colaboradores de uma forma simples, rápida e que possa ser entendida rapidamente. É aqui que entra em cena o dashboard.
O dashboard é uma ferramenta que ajuda as empresas a terem acesso a informações em tempo real, com gráficos, indicadores e outros dados. Por meio dele, é possível compreender o desempenho do seu negócio e comunicar essa informação com a profundidade necessária para cada grupo de pessoas.
Além disso, um bom dashboard traz insights para entender as razões para o desempenho (seja ele bom ou abaixo das expectativas) e orienta futuros investimentos e iniciativas.
Navegue pelo índice:
- O que é dashboard?
- Quais são os objetivos de um dashboard?
- Tipos de dashboards
- Como um dashboard pode ser útil para o seu negócio?
- Quais são os objetivos de um dashboard?
- Tipos de dashboards
- Como um dashboard pode ser útil para o seu negócio?
- Como criar um dashboard?
- Ferramentas para criar o seu dashboard
- Principais erros na hora de fazer um dashboard
- Como utilizar as informações do dashboard para estratégias de marketing?
Podemos definir o dashboard como um painel de informações, indicadores e métricas relevantes para o funcionamento de uma empresa, de uma área do negócio ou mesmo de um processo dentro de uma área.
Sua grande vantagem é apresentar os dados de forma visual e prática. Assim, quem acessa essas informações entende rapidamente o que está acontecendo e otimiza seu tempo e esforço para se concentrar no que realmente faz a diferença para o negócio.
Um dashboard usado na produção de uma fábrica, por exemplo, pode informar qual é o número de peças produzidas e se esse número está acima, abaixo ou dentro da meta estabelecida. Quando usado na gestão dos estoques, pode mostrar o nível dos principais insumos e como eles estão se comparados às necessidades dos próximos 7 dias.
Na área financeira, por sua vez, pode mostrar o fluxo de caixa da companhia e comparar com o mesmo período do mês ou do ano passado. Isso permite que o gestor, só com uma olhada, saiba se é preciso tomar alguma atitude ou se está tudo bem com esse aspecto da empresa.
Geralmente, um dashboard é configurado para apresentar dados analisados em tempo real. Dessa forma, eventuais problemas podem ser detectados com mais agilidade e é possível tomar ações corretivas. Isso é especialmente importante em áreas mais “nervosas” do negócio, como vendas, marketing e produção.
Fonte: Blog Locaweb